Etiqueta: arrumação de mesa

 

Em qualquer refeição ou recepção, a toalha de mesa exerce uma função muito importante na hora servir, pois ela é capaz de criar um ambiente agradável e receptivo. Jogos americanos combinando com os guardanapos também são elegantes, porém não basta apenas uma toalha bonita; há alguns cuidados que se bem observados valorizam a mesa de um almoço ou jantar.

Muitas mesas precisam ser protegidas para que o calor os pratos não danifique sua superfície. Para isso, é recomendável usar um moleton grosso sob a toalha. Mas às vezes esse cuidado não é suficiente para travessas muito quentes, sendo necessário um descanso de madeira, metal ou outro material. Esse moleton também proporciona uma sensação de conforto evitando que pratos ou copos façam barulhos ao serem manuseados.

O arranjo no centro da mesa proporciona um charme especial, mas não deve ser exageradamente alto, pois isso atrapalha a visão dos convidados. Se houver vontade de dar destaque a um belo arranjo de flores, escolha um aparador distante da mesa. Outro detalhe é escolher flores que não exalam perfume, porque pode interferir no aroma da refeição e causar desconforto aos convidados.

Existem opções simples que proporcionam um belo visual. Uma única flor diante de cada prato ou um buquet de flores simples em um jarro com água criam um efeito especial. Usando de criatividade, pode ser criado um centro de mesa comestível como crudités (talos de salsão, cenouras, rabanetes) arranjados ao redor de cremes salgados, maionese, etc. Outra opção é um arranjo de frutas lavadas e secas numa fruteira, prontas para serem consumidas.

Velas só devem ser usadas em refeições noturnas, elegantes ou íntimas. É conveniente acendê-las um pouco antes dos convidados sentarem à mesa, pois isso torna o ambiente aquecido bem como evita o constrangimento das velas pingarem ou provocarem fumaça. Depois de acesas elas apenas derretem a parafina. Ao comprar velas, prefira aquelas neutras, sem perfume, exceto no caso de servir um fondue ou queijo e vinhos na época de inverno. Nesses casos, as velas podem conter essência de baunilha, canela e outros aromas doces.

Dê preferência a pratos, copos e talheres iguais para todos os convidados e adequados à refeição. Nem é necessário lembrar que todos os utensílios devem ser vistoriados para eliminar qualquer sujeira ou manchas resistentes. Se for servir um ensopado, use um prato fundo sobre um prato raso.

Os guardanapos dobrados de maneira especial conferem um toque festivo a qualquer mesa. Existem dobras simples e dobras bem elaboradas, sendo que os tecidos moles dificultam a dobra especial. Até mesmo os guardanapos descartáveis podem ter uma dobra especial. Paliteiros e cinzeiros não são adequados para a mesa de jantar.

O grande prazer de comer também é visual. A habilidade de arrumar uma mesa é uma das maneiras de fazer com que os seus convidados se sintam especiais, mesmo em refeições simples e cotidianas. Com um pouco de criatividade é possivel transformar toalhas, utensílios e arranjos simples, em uma bela mesa de banquete.

Fonte: http://gestaodenegocioseeventos.blogspot.com.br/

 

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.