Reunião com amigos em casa

 

 

 

 

 

 

 

Receber os amigos em casa não é tão complicado e pode ser divertido e prazeroso, desde que se tenha atenção a pequenos detalhes de organização para não dar vexame. Não há nada pior do que um encontro que se torna desagradável por falta de dedicação de quem recebe.

Um bom anfitrião é aquele que sente prazer em receber as pessoas e sabe demonstrar isso. É dispensar atenção, tempo e espaço, para criar momentos de aconchego, agradáveis e inesquecíveis. É essencial preparar tudo com algumas horas de antecedência do horário marcado. Para isso é preciso ser previdente no tempo que será necessário para cozinhar com calma, arrumar o local onde as visitas serão recebidas e estar apropriadamente vestido para receber as pessoas.

Algo que constrange muito uma visita é chegar no horário marcado para uma reunião e encontrar o anfitrião enrolado na toalha, porque ainda não teve tempo de se vestir. Se não deu tempo para secar o cabelo faça um penteado rápido, mas jamais deixe convidados na sala enquanto ocupa seu tempo no toucador. Além de demonstrar decortesia, denota desorganização e imprevidência.

Arrumação da casa

O prazer de receber as pessoas em casa começa na preparação do encontro e sua casa deve demonstrar receptividade. Para isso, faça um belo arranjo de flores naturais para a sala e, se tiver objetos de decoração que tenham valor sentimental, guarde-os para não correrem o risco de quebrarem.

Dê uma nova função aos móveis, por exemplo, uma estante pode servir de aparador para copos, pratos e talheres, abridor de garrafas e saca-rolhas em inox que são elegantes. Nunca use objetos enferrujados que passam a impressão de falta de asseio e cuidado. Tenha sempre 20% de reserva de pratos, copos e talhares que julga ser necessário, pois as pessoas costumam trocar de copo. Se for preciso, alugue esses materiais.

E não esqueça que, além da limpeza, é necessário equipar o banheiro com toalhas limpas e papel higiênico de reserva. Dê preferência ao sabonete líquido, pois algumas pessoas não apreciam usar sabonetes que passaram por outras mãos. Um arranjo de flores no banheiro deixam o ambiente delicado e perfumado.

Quando se planeja tudo antes, sobra tranquilidade para curtir a ocasião sem ter que se levantar a toda hora. Uma das coisas que pode ser planejada com muita antecedência é a escolha das músicas. Em pequenos encontros, gaste algumas horas montando uma trilha sonora que agrade à maioria de seus amigos. E, mesmo que goste só de um tipo de música, guarde suas preferências para outro momento. Se preferir, contrate um DJ.

Comidas e bebidas

Creio que seja inútil observar que a quantidade de comida e bebida deve ser de acordo com o número de pessoas convidadas. Tenha em mente que o perfil dos convidados, a estação do ano e o horário irão influenciar na quantidade de comida e bebida. Reuniões realizadas durante o dia demandam maior consumo de alimentos do que à noite. Se um de seus amigos trouxer algo comestível, dê um jeito de incluí-lo em algum momento da refeição.

Escolha um cardápio adequado à estação do ano e evite oferecer muitas diversificações. Mais do que elaborações complicadas ou itens caros, o essencial é usar ingredientes de qualidade. Evite servir carnes com ossos ou espinhas e nunca se aventure experimentar misturas exóticas ou testar novas receitas que podem não dar certo. Se no grupo de amigos há vegetarianos, alérgicos e pessoas com restrições alimentares, não esqueça de preparar algo especial para essas pessoas.

Atualmente mudaram os conceitos e não é deselegante comprar comida pronta. Se não quiser cozinhar, encomende. É muito melhor receber com uma pizza do que desistir de uma reunião com amigos. O que faz a diferença é deixar que a visita perceba que está sendo benvinda e sentir-se confortável. Visitas não precisam ser recebidas apenas na sala; aliás sala de visita já está em extinção. Lugar de visitas é onde seja mais aconchegante e espaçoso da sua casa e onde a visitas estejam à vontade.

Na hora de escolher as bebidas, oriente-se pelas preferências de seus amigos. Geralmente nas épocas mais quentes as pessoas apreciam uma cervejinha gelada. No inverno sirva vinho, mas tenha a cerveja como uma segunda opção. Não esqueça de incluir água mineral e lembre-se das pessoas que não consomem bebidas alcoólicas, preparando para elas sucos e refrigerantes. Resista à ideia de servir diversos tipos de bebidas, pois é deselegante.

Alguns itens são muito úteis para poupar o seu tempo e dar um charme ao local. Um balde de gelo ou um cooler, além de dar um charme também é prático, porque evita que se tenha de pegar bebidas na geladeira. Ter os itens à mão também permite que os convidados possam se servir à vontade.

Prepare-se para os imprevistos

Imprevistos acontecem: pode faltar energia elétrica, o elevador enguiçar, a comida queimar etc. Mas não desespere, pois todo mundo sabe que o importante é saber improvisar. A comida queimou? Ligue para o delivery. Faltou energia? Tenha velas de reserva. O que der errado depois pode virar um caso engraçado e deixar aquele encontro memorável.

Pode acontecer de um convidado derramar vinho no sofá e a melhor forma é agir com naturalidade e contornar a situação dizendo que para tudo tem um jeito. Com bom humor é mais fácil lidar com as situações, principalmente quando se está junto de amigos. Nunca pense que tudo tem que ser perfeito, porque sempre há algo que não podemos prever. Para dar um exemplo, vou contar um caso para vocês.

Certa vez fui a um jantar, que um casal de amigos estava promovendo para um grupo de amigos. Tudo foi preparado com esmerada atenção aos mínimos detalhes. Vinhos exclusivos vindos de uma adega do sul, pratos artisticamente preparados, iluminação e decoração impecável, músicas muito bem escolhidas etc.

Quando foi servido o jantar, a carne fatiada estava um pouco dura. Por ser um jantar servido à moda americana, uma das convidadas equilibrou o prato sobre as pernas. Porém quando foi cortar a carne, o prato deu três giros para cima e toda comida espalhou pela sala. Grãos de arroz, azeitonas e ervilhas sairam saltitantes pelo chão do apartamento. Rodelinhas de palmito e cenoura sairam rolando pelo corredor e alcançaram a escada do prédio. Acredito que até hoje estejam rolando por aí…

Para contornar a situação, a dona da casa falou: – Cuidado gente que os vegetais se rebelaram e estão fugindo… A situação que podia ser constrangedora transformou-se numa gargalhada geral. Ainda hoje, depois de muitos anos, o fato é relembrado como um dos encontros mais divertidos da turma.

Fonte: http://gestaodenegocioseeventos.blogspot.com.br/

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.