Português é quinta língua mais falada na Internet

 

 

 

 

 

 

 

A língua portuguesa é já o quinto idioma mais ‘falado’ na Internet, tendo ultrapassado o árabe, o francês e o alemão, revelam dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e citados na imprensa brasileira.

De acordo com os dados da UIT, citados pelo portal online Estadão, serão já cerca de 83 milhões os utilizadores que utilizam a língua portuguesa para comunicar e navegar pela Web.

Isto significa que atualmente há já mais utilizadores lusófonos na Internet do que os 75 milhões de alemães, os 65 milhões que usam a língua árabe ou os 60 milhões que utilizam o francês, um feito que, segundo a UIT se deve sobretudo à expansão da Internet nos últimos dez anos no Brasil, o maior país lusófono com cerca de 194 milhões de habitantes.

Os especialistas ouvidos na imprensa brasileira referem que, em pouco anos, o português poderá superar o japonês – hoje com 99 milhões de utilizadores na rede – e que atualmente ocupa a quarta posição.

Isso porque a expansão da Internet no Brasil, Angola e em Moçambique ainda tem um longo caminho a percorrer até atingir os mesmos níveis de penetração dos países ricos, como o Japão, onde a Internet é uma realidade há muito tempo.

Em primeiro lugar, há mais de dez anos, mantém-se o inglês, atualmente com 565 milhões de utilizadores. Mas o seu domínio começa a ser seriamente ameaçado pela língua chinesa, utilizada por 510 milhões.

No terceiro lugar figura o espanhol, com 165 milhões.

Fonte: http://www.wort.lu/pt

 

 

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.