Como calcular quantidade em eventos

 

Uma das questões que os alunos do curso de eventos mais querem saber é como calcular a quantidade de alimentos & bebidas num evento.  Segue um artigo ótimo que vai esclarecer muitas dúvidas. Espero que seja útil e que façam bons eventos.

Calcule o tempo da festa: quanto mais longa for, mais comida deve ser servida. Se a comemoração durar até o amanhecer, vale à pena pensar em preparar uma mesa de café da manhã, ou um lanche da madrugada, que pode ser bem informal, algo que as pessoas gostem de “beliscar”, para dar uma energia e prolongar o tempo na pista de dança. Esta é uma tendência que veio para ficar. O lanche da madrugada pode ser composto por salgadinhos, pipoca, mini pizzas, cachorro-quente, crepes, entre tantas opções, até uma sopa ou um creme no inverno.

Homens jovens costumam consumir a maior quantidade de comida e bebida, enquanto crianças comem muito menos. Considere a possibilidade de um bufê infantil, caso haja muitas crianças em sua lista.

Equilibre jantar e coquetel: caso haja um coquetel antes do jantar, os convidados comerão menos do prato principal.

Não se esqueça de considerar em suas contas, os profissionais que trabalharão no evento, como fotógrafos, músicos, DJ, seguranças… Eles também precisam se alimentar.

Salgados


Calcule em média de 5 a 8 salgados, se o jantar for servido em seguida. Caso haja apenas um prato principal, aumente a quantidade de salgadinhos para 12. Se optar apenas pelo coquetel, calcule 15 a 20 salgados por pessoa.

Jantar

Calcule 200g de massa, carne ou peixe por pessoa.

Ter poucas opções de prato é uma maneira de evitar o desperdício. Dê preferência para  carnes e massas. Cuidado com o camarão! Fãs do crustáceo costumam ignorar que muitos têm alergia a ele e também há quem não goste. Pense em opções de pratos que agradem a todos, inclusive aos vegetarianos. É muito elegante lembrar que entre seus convidados pode haver pessoas com intolerância a lactose, ou celíacos, diabéticos, e algumas opções do Buffet pode ser voltada para este público. Fazer plaquinhas identificadoras dos pratos no Buffet menu impresso, faz toda a diferença para evitar as perguntas aos garçons ou ao maitre sobre o que está sendo servido.

Doces

Calcule 60g de bolo por convidado, ou 100g, se não houver mesa de doces. Ou faça um cálculo para um número menor de convidados, para não sobrar quantias enormes de bolo, o que é bem comum. Então, para uma festa para 120 pessoas, pode-se pedir um bolo para 80 tranquilamente.

Calcule uma média de cinco a oito docinhos por pessoa, quando há sobremesa no jantar.  Quando não há sobremesa, o ideal é aumentar este número para de sete a dez docinhos por pessoa, ainda mais se houverem muitas formiguinhas entre seus convidados. Não inclua os bem casados nesta conta, já que eles costumam ser oferecidos apenas como lembrança, ao final da festa e é um prazer mesmo levar uma parte da festa para casa, e degustar com calma no dia seguinte.

 

Bebidas

Na hora de calcular as bebidas leve em consideração a estação do ano. Cerveja, refrigerante e água serão mais consumidos no verão. No inverno, aposte em vinho e uísque.

Se quiser servir espumante do início ao fim da festa, calcule uma garrafa para cada duas pessoas. Se a ideia for oferecer apenas um brinde, pense em uma garrafa para cada oito pessoas.

Calcule 400 ml de refrigerante e 200 ml de água para cada pessoa; uma garrafa de cerveja ou vinho para cada quatro; e uma garrafa de uísque para cada dez.

Para evitar problemas com convidados alcoolizados, certifique-se que garçons estão circulando pelo salão com copos d’água.

 

Fonte: www.ticianaribas.com.br e www.revistacasamento.com.br

 

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.