Principais benefícios de realizar um encontro de negócios

 

Todo executivo sabe que, para garantir que a empresa continue expandindo e tendo sucesso, é necessário expor a marca.

Isso significa investir em ações que favorecem a prospecção de novos contatos e a avaliação de boas oportunidades, por exemplo. Muitas vezes, essas iniciativas são possíveis por meio de um encontro de negócios.

No post de hoje, você vai entender porque encontros de negócios são valiosos tanto para o marketing de uma marca como para maximizar os resultados da empresa como um todo. Continue a leitura e conheça os principais benefícios dessa estratégia agora mesmo!

Contribui para o fortalecimento da marca

Indiscutivelmente, uma grande vantagem dos encontros de negócios é como eles promovem a visibilidade e o posicionamento de uma marca.

Nesse ponto, vale lembrar a máxima de que “quem não é visto não é lembrado”. Logo, garantir que gestores e colaboradores estejam constantemente presentes e ativos é crucial para se fazer presente no mercado e fortalecer a marca, assegurando a relevância de sua imagem.

Por meio da presença em eventos, os profissionais de uma empresa têm a oportunidade de falar mais sobre os serviços ou produtos da instituição, expor cases de sucesso e argumentos em um ambiente mais amistoso e em clima convidativo.

Dessa maneira, fica mais fácil atrair a atenção e o interesse do cliente potencial, já que ele provavelmente está em uma posição mais confortável e receptiva. Da mesma forma, é possível ouvir a proposta de outras pessoas, conhecer mais sobre o que elas têm a oferecer e avaliar parcerias.

Ajuda a expandir a rede de contatos

O networking é um dos principais benefícios de encontros de negócios. O termo, que vem do inglês, significa a capacidade de estabelecer conexões com pessoas ou outras instituições.

O objetivo é formar e nutrir uma rede de contatos na qual o compartilhamento de serviços e informações seja contínuo entre indivíduos que têm interesses e afinidades em comum.

Portanto, fica claro que participar de solenidades de vários tipos é importante para desenvolver esse relacionamento, tanto entre os colaboradores como com o intuito de gerar novos leads e parcerias.

Em encontros de relacionamento, executivos têm a chance de conhecer contatos que podem virar novos clientes, fornecedores ou aliados em um projeto inovador. Quanto mais interação, maiores são as oportunidades de maximizar a rede de contatos.

Estreita as relações com os clientes atuais

Tão importante quanto captar novos clientes é assegurar a fidelização dos atuais e estreitar o relacionamento com eles.

Uma das melhores formas de valorizá-los, mostrar o quanto sua empresa se importa com eles e proporcionar uma experiência agradável é por meio de encontros de negócios.

Além de garantir que sua instituição será lembrada, como já mencionado, é importantíssimo criar e manter uma marca positiva com aquelas pessoas que inicialmente confiaram em sua marca.

Promove o benchmarking

Benchmarking é um conceito e uma estratégia amplamente usada no mundo dos negócios por empresas que desejam se manter competitivas e ficar atentas ao que está sendo feito pela concorrência direta.

A expressão vem da palavra inglesa “benchmark”, que pode ser traduzida como “referência”. Assim, a ideia é apostar em táticas para monitorar o mercado, avaliar e usar as informações levantadas a favor da empresa.

No entanto, o propósito não é copiar um concorrente, e sim estudar formas de superá-lo ou se inspirar em suas ações para melhorar a performance de uma instituição. Nesse sentido, os encontros de negócio são fundamentais para observar o mercado à sua volta e analisá-lo.

Desse jeito, os executivos e gestores podem descobrir de forma simples e direta o que seus concorrentes oferecem, que novos produtos ou serviços estão lançando e desvendar oportunidades e fragilidades.

8 dicas para fugir do óbvio e ter encontros de negócio bem-sucedidos

Como você viu até aqui, encontros de negócios são eventos realizados com o propósito de, essencialmente, identificar oportunidades e demandas e viabilizar a interação entre empresas, clientes, fornecedores em uma atmosfera diferente e acolhedora — que facilite o diálogo e as negociações.

São muitos os formatos possíveis, já que cada um atende a um tipo de objetivo e perfil de participante. Alguns exemplos comuns são:

  • reuniões temáticas;
  • palestras;
  • cafés — uma opção mais informal e intimista;
  • cursos e workshops;
  • confraternizações;
  • feiras e lançamentos.

Muitos desses acontecimentos fazem parte da rotina de gestores, entretanto, devido à sua grande importância, eles devem ser bem-planejados e o profissional precisa se preparar para aproveitar ao máximo o momento e assegurar o alcance dos objetivos traçados previamente.

Confira 8 dicas úteis que podem fazer toda a diferença e render bons frutos.

  1. Apareça com frequência, mesmo que o evento aparentemente não seja tão estratégico para o negócio. Afinal, tenha em mente que aparecer de forma esporádica ou somente quando você está precisando de algo pode transmitir uma mensagem negativa.
  2. Por outro lado, dê prioridade a eventos ligados à sua rede de contatos e que tenham sinergia com sua empresa.
  3. ​Procure se comunicar de forma clara. Para o sucesso das negociações, é importante ser objetivo e garantir que as pessoas entendem suas intenções.
  4. Atualize-se sobre o mercado, leia e consuma conteúdo relevante. Dessa forma, você estará bem-informado e será capaz de tecer diálogos interessantes e atrativos.
  5. Seja pontual. Em caso de ser o anfitrião do encontro de negócios, chegue mais cedo. Quando for o convidado, apareça na hora. Evite também cancelar, a não ser que seja por um motivo grave. Se for necessário remarcar, avise aos participantes com antecedência.
  6. Mantenha uma postura ética e não fale mal de outras pessoas ou instituições.
  7. Evite dominar a conversa. Compartilhe suas ideias e estimule a participação dos outros.
  8. Demonstre interesse genuíno pelas outras pessoas. Não se distraia com celulares e tente não interromper uma conversa para atender a uma ligação ou responder a uma mensagem que pode esperar.

Assim como nas relações pessoais, o encontro de negócio é primordial para a manutenção do marketing de relacionamento com seus contatos, clientes e toda a rede de interesse de uma empresa. Aproveitar esse canal de comunicação é um investimento e uma grande chance para consolidar a marca.

Fonte: www.copastur.com.br

 
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