Como ter inteligência emocional no ambiente de trabalho?

 

Como blindar nossa mente para não cair nas ciladas emocionais

Texto: Bruna Andrade

Nem sempre o ambiente está a nosso favor, gerir nossas emoções não é valido somente para nossa vida pessoal, mas sim para qualquer área de nossas vidas, estamos em um momento onde tudo é muito corrido deixando assim nossas emoções frágeis e estando a mercê dos mais variados sentimentos que na maioria das vezes são negativos. Mas hoje vamos falar de nossas emoções no ambiente de trabalho principalmente quando esse ambiente não é nada agradável e as vezes é um verdadeiro caos. Vale a pena salientar que julgar o ambiente como ele realmente é já facilita, entender que não estamos em um bom ambiente é o primeiro passo para tomar as ações, quantas vezes nos sentimos desmotivados por estarmos em ambientes não favoráveis a uma boa execução de trabalho e também a uma boa saúde de nossas emoções, assim elevamos nosso nível de stress e acabamos desmotivados, o que não é nada bom para ambas as partes. Mas se blindar contra as consequências ruins que os ambientes de caos trazem é necessário.

O primeiro passo para ter uma saúde emocional em boas condições é entender que ter problemas no dia a dia faz parte, o que torna as coisas diferentes é como me sinto em relação aos problemas que acontecem, até que ponto deixo que isso interfira de modo negativo no que sinto.

O segundo ponto é criar estratégias para diminuir todo esse caos, se é criar uma nova rotina melhorando seus processos, o que vai trazer uma sensação de melhor gestão do tempo e assim impactar de forma positiva no seu emocional.

Tenha feedbacks não tenha medo de conversar com as pessoas certas sobre como se senti em relação ao que acontece e assim ter aliados na melhora constante do ambiente e dos processos de trabalho, é importante que essas pessoas tenham os mesmos valores que você, e assim se identificar com ideias que embora possam ser diferentes mas que irão beneficiar a todos

A última técnica é a do saber dizer não que é muita válida pois as vezes ajudamos a criar o ambiente de caos quando dizemos sim a tudo e a todos.

Nossa saúde emocional deve ter um cuidado constante pois é ela quem traz o equilíbrio entre aquilo que somos e o que fazemos, cuidar da nossa inteligência emocional é cuidar do nosso interior, entendendo que tudo acontece de dentro para fora.

Fonte: www.administradores.com.br

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.