As cidades mais visitadas do mundo

 

Sempre cabe + um – Este parece ser o lema de Hong Kong, que recebe 30 milhões de turistas por ano, metade deles, são chineses

Quem mais atrai estrangeiros?

Quais das cidades mais visitadas por turistas internacionais lidera o ranking? A maioria das pessoas já pensa em Paris, ou Londres. Ou quem sabe New York. Pois todo mundo está errado! A resposta correta é Hong Kong, na Ásia.

Com quase 30 milhões de visitantes em pouco mais de mil km2 de extensão, é desde 1997 uma bem-sucedida região administrativa da China. Isto serve pra explicar em parte o seu impressionante número de turistas, quase o dobro de Paris, e, claro, metade deles chineses.

Mas Hong Kong oferece muito mais que inúmeros e bons shopping centers. Conta também com uma geografia deslumbrante, onde 70% do território é ocupado por montanhas, área verde e uma linda baía. Para diversificar e atrair mais passageiros, a cidade soube explorar também suas atrações naturais, como oferecer várias rotas para bicicletas e trilhas para caminhadas.

Efeito UAU! – Uma combinação perfeita de natureza e atividades faz de Hong Kong um destino imperdível

Este não é o único caso de sucesso turístico na Ásia. Dos 100 destinos mais concorridos, 41 estão no continente. Em segundo lugar é a Europa, com 32 cidades. Seguem-se 16 situadas nas Américas. Por último vem o Oriente Médio e África, com 11.

E o Brasil?

Quanto ao Brasil, só é representado pelo Rio de Janeiro. Mesmo assim, por pouco não cai fora da lista dos 100 mais. Ocupa um perigoso 94º lugar, com 2,3 milhões de visitantes – umas 13 vezes menos que a campeã Hong Kong. Sim, a concorrência entre destinos está cada dia mais acirrada e profissionalizada.

Estas e outras informações sobre as cidades líderes em turismo do mundo em 2018 fazem parte de um estudo realizado anualmente pela empresa de pesquisas Euromonitor International.

Por que este estudo é relevante para os que atuam no Turismo? Das 1.4 bilhão de viagens globais por ano, enquanto o crescimento global de chegadas cresce a 5%, as 100 cidades mais visitadas apresentam em média taxas de 7,5%. Ao identificar a preferência dos viajantes estrangeiros, a pesquisa da Euromonitor ajuda também a entender que fatores atraem ou afastam visitantes.

Os dez mais

Em 2018, mais de 240 milhões de turistas internacionais (17% do movimento global) visitaram os dez destinos mais bem colocados, quatro no território chinês. Por ordem, lideraram Hong Kong (China), Bangkok (Tailândia), Londres (Reino Unido), Cingapura (Cingapura), Macau (China), Paris (França), Dubai (Emirados Árabes Unidos), New York (Estados Unidos), Kuala Lumpur (Malásia) e Shenzhen (China).

Três cidades chamam a atenção por entraram pela primeira vez na lista das 100 mais visitadas em 2018. Batam, na Indonésia e Santiago, no Chile, na faixa de 2,5 milhões de visitantes cada, apresentaram igualmente um crescimento de 18% em relação a 2017. Já Porto, em Portugal, que recebeu 2,4 milhões de turistas, beneficia-se ainda da classificação do país como o melhor destino do ano concedido pelo World Travel Award. A capital, Lisboa, por sua vez, recebeu 3,8 milhões e é número 62 da relação da Euromonitor.

Outro destaque foi Jerusalém (Israel), que ocupa o 63º lugar com 4,8 milhões de turistas internacionais. Graças a uma relativa estabilidade e trabalho intenso de marketing, cresceu seus visitantes em 32% em 2017, e quase 38% em 2018.

Jerusalém eterna – Com 4,8 milhões de turistas, a cidade cresce seu turismo graças a um trabalho intenso de marketing

Paris X Londres

Paris, apesar dos ataques terroristas de 2016, passou a frente de Dubai. Com quase 17 milhões de viajantes, é a sexta cidade mais visitada do mundo. Mas perde para Londres, que com quase 21 milhões de turistas ocupa o terceiro posto.

Já Istambul, na Turquia, tenta reduzir a dependência de viajantes europeus e busca atrair chineses. Como 12º colocado, recebeu 12,1 milhões. Para atrair voos para o país, acaba de inaugurar um novo aeroporto com seis pistas A sua capacidade é de 200 milhões de passageiros por ano. É o dobro de Atlanta, Estados Unidos, considerado o aeroporto de maior movimento do mundo.

Das  cidades mais visitadas do mundo, destaca-se nas Américas Punta Cana. É um caso de sucesso da pequena República Dominicana. Apesar da área de 420 km2 e 325 mil habitantes na ilha – menos da metade de Hong Kong – é o 58º lugar na lista. Recebe 4,3 milhões de visitantes por ano. Não satisfeito, o país almeja mais que dobrar o número até 2023. Para isto estabeleceu metas ambiciosas. Entre elas, quer atrair moradores de países que fogem do inverno pesado, como Reino Unido, Suíça e Dinamarca.

Afinal, o que faz um turista internacional priorizar um destino, e menosprezar o Brasil?

Atração total – A concorrência de destinos pelos turistas exige bem mais que bela geografia e povo gentil

Fonte: www.turismosemcensura.com.br

Reprodução de matéria publicada na Brasilturis 

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.