A importância da aparência

 

 

 

 

 

 

 

 

É de praxe afirmar que a aparência não é tudo, mas tenha certeza de que pode ajudar muito em algumas situações. A pessoa que se apresenta desleixada passa a imagem de alguém sem amor próprio. Por isso, mesmo diante de problemas ou momentos difíceis, devemos ter cuidado com a aparência. Também é uma forma de não se entregar às situações difíceis e à depressão.

A boa aparência significa, basicamente, estar com os cabelos, unhas, dentes sempre bem cuidados. Para os homens acrescenta-se ainda a barba bem feita. Denota atenção com a higiene pessoal e nem é tão difícil assim, seja para qualquer nível social. Andar limpo, com as roupas bem passadas, não é um privilégio, é uma questão de cuidado pessoal. Sua aparência em muitos casos pode funcionar como um cartão de visitas.

Uma pessoa que vai para o trabalho pela manhã com o cabelo despenteado, a roupa e a cara amarrotada, com certeza tem menos chance de conseguir melhores oportunidades no emprego. Se surgir uma chance, com certeza será dada a outra pessoa que demonstre uma melhor aparência. Preparar-se para sair é algo que deve merecer uma atenção especial, porém evitando-se os excessos.

Saber escolher: Ter boa aparência requer bom senso na hora de escolher o que vestir. Isso implica em saber escolher o seu guarda roupa de uma forma que você possa fazer combinações básicas, sem gastar dinheiro comprando roupas todos os dias.

Para as mulheres, a maquiagem para o trabalho deve ser sempre leve, quase natural, apenas para realçar seus traços. A maquiagem pesada não embeleza e, além de tudo, pode deixá-la com um semblante envelhecido e borrado.

Tanto para homens como para mulheres, os perfumes ou colônias de fragrâncias suaves são os mais recomendados para o trabalho. Os perfumes de fragrâncias adocicadas são as mais indicadas em eventos e festas à noite.

Existem situações em que nem sempre podemos atender ao nosso gosto particular, pois os códigos sociais estabelecem algumas regras que devem ser observadas. Algumas profissões exigem uma vestimenta uniforme, ou seja, igual para todos.

Nas situações profissionais há de se ter em mente a imagem profissional que quer transmitir. Entretanto há ocasiões em que pode prevalecer o gosto particular, desde que esteja de acordo e em sintonia com a sua personalidade.

  • Tipo clássico é aquela pessoa que não se deixa influenciar pela moda e usa roupas básicas em qualquer ocasião. São roupas versáteis para o trabalho e que podem ser transformadas em uma roupa para uma festa ou encontro, apenas incluindo um acessório. A elegância se baseia nas formas. Também é um meio de estar sempre bem vestido sem gastar muito.
  • Tipo Romântico, prefere saias femininas, blusas de tecidos leves, bijuterias finas e deixa o jeans para usar somente em um passeio no campo.
  • Tipo Perua é aquela de temperamento extrovertido, quer atrair os holofotes para si e se esmera para ser o foco de atenção. Cultiva sua feminilidade exagerando em vários pontos, além de ter preferência por roupas exóticas, floridas e alegres. Adora brilhos, dourados, prateados, bijuterias ou jóias enormes. Nada nela é discreto.
  • Tipo Natural não gosta de babados, laços e nem muitos acessórios. É a pessoa que gosta de se sentir livre, deseja boa aparência, mas não segue modismos. Ela escolhe seu guarda roupa em cores opacas e tons vegetais, sem muitas cores estampadas. Usa acessórios de couro, talvez um brinco discreto e nada de muitas joias.
  • Tipo Esportivo é de um temperamento simpático, que deseja ter os movimentos livres. Esta pessoa aprimora na arte de escolher as combinações, mas tem sempre uma peça que serve para coringa para combinar. Pode usar jeans e uma malha, contanto que sejam de boa qualidade. Combinando com sapatos esportivos e alguns acessórios, complementa com bijuterias que realçam o conjunto.

Dress Code: Se uma festa traz a indicação Dress Code, o traje indicado deve ser seguido criteriosamente. Isso visa nivelar os convidados e também você se sentirá muito mais vontade se estiver de acordo com o nivelamento da festa.

  • Traje Esportivo ou Casual é mais apropriado para campeonatos, jogos, passeios no campo, ir ao cinema, a balada, aos shows. É aquele visual que não tem erro, é a cara do seu armário. Permite bermudas, camisetas e tênis, ou até chinelos conforme o caso.
  • Traje Esporte não deve ser entendido como esportivo. É apropriado para churrascos, aniversários ou encontros informais, desde que não haja indicação do traje. Permite para as mulheres conjuntos e calças compridas, com sapatos ou sandálias com salto. Para os homens, camisa esporte de manga longa ou curta ou camisas de malha e sapatos.
  • Traje Passeio Completo é social e permite para as mulheres conjuntos, calças compridas e camisas finas, ou vestidos de tecidos mais elaborados e finos, pantalonas e acessórios elegantes. Para os homens é o terno completo com gravata. Os ternos de tons claros são permitidos até 18 hs. À noite exige terno escuro.

  • Traje Black-Tie indica para mulheres vestidos em tecidos nobres, longos ou curtos, permitindo brilho, jóias, bijuterias finas e exigindo sapatos de salto alto e bolsas pequenas. Para os homens, o smoking ou Summer. Geralmente é uma indicação para festas à noite.
  • Traje de Gala exige para as mulheres vestidos longos, jóias, bolsas pequenas. Os homens podem optar pelo smoking ou casaca.

O que você quer transmitir? Apresentar-se bem vestido num evento ou numa festa demonstra consideração pelo seu anfitrião. Quem lhe convidou se sentirá prestigiado com sua presença, mas também notará que você se preparou para ir à sua festa. É uma codificação de que você considerou a festa como um evento especial.

 

Sempre quem oferece um evento tem essa expectativa: que seja algo especial para seus convidados. Portanto, atender a expectativa de quem nos convida é garantir que seremos sempre bem lembrados. Nunca esqueça de que: a beleza pode não estar nos olhos de quem contempla, porém cuide-se para que seja bem contemplado!

 

Fonte: http://gestaodenegocioseeventos.blogspot.com.br/

 
Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.